Perguntas frequentes sobre a Trilha Inca para Machu Picchu
Viajantes frequentemente fazem perguntas sobre a Trilha Inca. Sua dificuldade, como reservar um ingresso, rotas alternativas, o clima durante o percurso. Aqui você poderá encontrar respostas dos viajantes para suas perguntas. As respostas foram elaboradas em função de nossa experiência como operadora da Trilha Inca para Machu Picchu.
O que é a Trilha Inca?
É a denominação que se dá a uma rota realizada a pé, com direção a uma antiga trilha que une vários sítios arqueológicos até chegar à cidade perdida dos incas, Machu Picchu. O ponto inicial desta trilha é o km82 da estrada de ferro entre Cusco e Machu Picchu até o ponto final, na Porta do Sol ou Inti Punku, entrada principal a Machu Picchu.
Quantos quilômetros possui a Trilha Inca?
A Trilha Inca compreende um percurso de 43km. O tempo diário de caminhada pode variar entre 5 a 8 horas nos três primeiros dias e aproximadamente 2 horas no último dia. As horas de caminhada e a distância coberta podem variar de acordo com o estado físico de cada caminhante.
Posso fazer a Trilha Inca sozinho ou por conta própria?
A resposta é NÃO. Esta rota requer profissionais e agências credenciadas pela Direção Regional de Cultura de Cusco, conhecedores e experts na rota Trilha Inca.
O que devo levar para a Trilha Inca?
Você deve levar roupa de frio e de calor e o mais importante são os sapatos que devem ser de caminhada e, para uma maior comodidade, serem usados. Também é necessário um saco de dormir, casaco impermeável, uma toalha, lanterna, boné, repelente de mosquitos, protetor solar, protetor para chuva para sua mochila, papel higiênico. A mochila não deve ser muito pesada e é bom que a parte posterior seja acolchoada para um maior conforto. Além disso, você deverá levar um saco de dormir para as 3 noites do tour.
É possível carregar bateria de celular ou outros aparelhos em algum lugar?
Durante os primeiros dias não é possível carregar a bateria de câmeras e celulares, mas no acampamento de WiñayWayna (a tarde do 3º dia) pode-se conectar aparelhos elétricos, porém NÃO nos acampamentos anteriores porque não há eletricidade. Por isso você deve carregá-los completamente antes de iniciar a excursão para poder tirar muitas fotos e fazer vídeos de todos os lugares incríveis que irá conhecer.
Quais são as atrações mais importantes que eu irei conhecer na Trilha Inca?
- Montanhas e imponentes nevados como o nevado Verônica (5800msnm), nevado Sahuasiray e nevado Chicón
- Riachos, cachoeiras e paisagens andinas que a rota oferece
- Sítios arqueológicos como Qente, Torontoy, Patallacta, RunkuRakay, Sayacmarka, Puyhupatamarka, Wiñaywayna, IntiPunku e Machu Picchu
- Biodiversidade de espécies como aves (425 espécies), entre elas beija-flores, galo das rochas, o famoso urso-de-óculos, ursos andinos, vicunhas, raposas, veado e uma grande variedade de borboletas de diversas cores
- Grande variedade de flora, entre elas orquídeas (500 variedades), palha, begônias (família das Begoniaceae, planta do tipo semi-trepadeira que possui folha em forma de feixe e áreas de cultivo múltiplo.
Como são as instalações sanitárias no percurso da Trilha Inca?
As instalações sanitárias melhoraram consideravelmente nos últimos 3 anos e, durante o percurso, há instalações sanitárias com água corrente em cada um dos acampamentos
O tour da Trilha Inca inclui visita a Machu Picchu?
Sim, a visita a Machu Picchu está incluída. No último dia da Trilha Inca chegaremos na Cidade Inca de Machu Picchu da qual você terá uma maravilhosa vista que recompensará todo o esforço realizado nos últimos 4 dias.
Por que a rota da Trilha Inca é fechada em fevereiro?
Durante o mês de fevereiro é feita a manutenção da trilha inca como conservação, limpeza, tratamento de pisos deteriorados, conserto dos terraços, manutenção das áreas de camping, poda da vegetação e todo o necessário para que ele esteja pronto no mês de março.
A entrada também é restringida pela presença de fortes chuvas mantendo assim a integridade dos visitantes, guias e carregadores.
Com quanto tempo de antecedência deve-se fazer a reserva?
Recomenda-se fazer a reserva com uma maior antecedência (no mínimo 6 meses). Uma vez que, devido à grande demanda desta rota, os ingressos para realizar a trilha são limitados a 500 pessoas entre elas viajantes, carregadores e guias.